NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) vem a público manifestar veemente repúdio ao episódio de cerceamento ao trabalho da imprensa ocorrido na noite de segunda-feira, 28, durante a Expoacre 2025, quando profissionais da comunicação foram impedidos de entrevistar os cantores Zezé Di Camargo e Luciano, mesmo estando devidamente credenciados para cobrir o evento.

Essa atitude, inaceitável em qualquer circunstância, fere princípios básicos da liberdade de imprensa e do direito à informação, garantidos pela Constituição Federal. É inadmissível que, em um evento público de grande repercussão como a Expoacre, jornalistas sejam barrados em uma coletiva anunciada como aberta à imprensa.

Reiteramos que o Sinjac não compactua com nenhum tipo de censura, intimidação ou restrição ao exercício livre e digno do jornalismo. Atitudes como a registrada nesta segunda-feira representam um grave retrocesso democrático e afrontam não apenas os profissionais envolvidos, mas toda a sociedade.

Rio Branco, 29 de julho de 2025

Luiz Cordeiro
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre – Sinjac