Novo piso salarial: Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre se reúne para debater data-base 2025

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 7, para iniciar as discussões sobre o novo piso salarial de 2025. De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Cordeiro, o objetivo do encontro é antecipar as tratativas, já que o mês de maio marca a data-base da categoria.

“Nós estamos aqui com parte da diretoria nessa reunião, porque já estamos em abril e a nossa data-base é em maio. A gente já precisa estar nos antecipando para que possamos enviar para as empresas de Comunicação, já a partir dessa semana ou no começo da outra, a nossa proposta”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, foram discutidas as diretrizes da proposta de reajuste salarial que será levada à próxima Assembleia Geral da categoria. “Nos reunimos hoje à tarde, e agora vamos deliberar para uma outra Assembleia, que será uma Assembleia Geral. Nela vamos apresentar o que foi aprovado na diretoria, que será o novo piso salarial”, explicou Cordeiro.

A proposta aprovada será encaminhada às empresas para que elas possam apresentar uma contraproposta. A partir disso, o sindicato convocará novamente a categoria para decidir se aceita ou não os termos propostos. Sobre o índice de reajuste, o presidente adiantou que ainda está em discussão, mas que o percentual pretendido gira em torno de 10%.

“Estamos tentando discutir um pouco mais, porém acredito que vamos pedir cerca de 10%. Também vamos incluir as perdas salariais, porque a categoria tem direito a isso”, destacou. O Sinjac reforça que a participação dos jornalistas nas próximas assembleias será fundamental para fortalecer a negociação coletiva e garantir avanços nos direitos trabalhistas da categoria.