Informações acerca da expedição de carteira de jornalista nacional e internacional.
- O sindicalizado deverá está em dias com suas mensalidades e possuir a DRT. Caso ainda não possua DRT. (clique aqui para ver o passo a passo para expedição).
- Preencher o formulário e anexar os documentos obrigatórios: (clique aqui para preencher o formulário). Documentos obrigatórios exigidos pela FENAJ:
✅Cópia RG e CPF
✅Comprovante de Escolaridade (Caso possua curso superior em jornalismo)
✅Cópia da DRT
✅Cópia da Carteira de Trabalho parte com a foto
Após o preenchimento do formulário deverá informar o nome completo no seguinte WhatsApp (68) 99931-4281. Iremos enviar os seus documentos e informações para a FENAJ por meio do sistema da federação.
- O valor da carteira nacional é R$ 125,00(cento e vinte cinco reais) e da internacional é 69 euros, e deve ser pago ao sindicato que ficará responsável em transferir para a FENAJ, conforme dados abaixo. Após o pagamento o comprovante deve ser enviado para o WhatsApp (68) 99931-4281. PAGAMENTO ÚNICO. A CARTEIRA TEM VALIDADE DE 3 ANOS.
Transferência Bancária
- Sindicato Jornalista – AC
- CNPJ: 04.582.250/0001-38
- Instituição: Banco do Brasil – S/A
- Agência: 2358-2
- Conta Corrente: 115698-5
PIX – CNPJ: 04.582.250/0001-38
Lembrando que todo esse procedimento é para quem nunca expediu carteira da FENAJ, para quem precisa apenas renovar, basta efetuar o pagamento nos dados acima e enviar o comprovante para o WhatsApp (68) 99931-4281.
Modelos de Carteira expedida pela FENAJ
FRENTE
VERSO
Carteira Nacional de Jornalista
Criada pela lei n.º 7.084, de 21.12.82, a Carteira Nacional de jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-lo o jornalista que tenha registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego. O documento é emitido pela FENAJ, que autoriza o encaminhamento das solicitações por meio dos Sindicatos de Jornalistas a ela filiados.
Para obtê-lo, o jornalista deve procurar o Sindicato de seu Estado (ou município, quando houver Sindicato municipal), apresentando os documentos necessários, que são: Carteira de Identidade ou outro documento que contenha seu número de Registro Geral e data de expedição; Carteira de Trabalho, com a anotação do Registro Profissional e cópia do Diploma ou Certidão de colação de grau em curso superior de Jornalismo, quando o profissional for diplomado. Em caso de renovação, basta apresentar a Carteira Nacional de Jornalista vencida ou a vencer.
O investimento para a obtenção da carteira é de R$ 500,00(quinhentos reais) para qualquer jornalista. Contudo, visando estimular a filiação sindical e a manutenção em dia das mensalidades pelos sindicalizados, há um desconto de 75% para os filiados em dia com suas mensalidades. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical.
O jornalista brasileiro tem sua identidade.
Carteira Internacional de Jornalista
A Carteira Internacional de jornalista é um documento de identificação profissional, expedido pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) que, no Brasil, autoriza sua emissão pela FENAJ, Federação Nacional a ela filiada.
A solicitação da Carteira Internacional deve ser feita nos Sindicatos de Jornalistas filiados à FENAJ. Para obtê-la, por exigência da FIJ, o jornalista precisa ser sindicalizado. São exigidos para a emissão: preenchimento do formulário de solicitação (fornecido pelos Sindicatos); cópia da Carteira Nacional de jornalista na validade, e uma foto 3×4.
A carteira internacional é o documento de identificação do jornalista no exterior. O titular da cédula internacional tem benefícios – desconto ou gratuidade – no ingresso de cinema, museus, espetáculos etc, que variam de país para país. Outra finalidade importante do documento é facilitar o acesso às entidades sindicais filiadas à FIJ e a eventos profissionais. Dessa forma, fica mais fácil encaminhar solução de problemas que possam surgir quando o jornalista está em atividade profissional em outro país.
O investimento para a obtenção da carteira da FIJ é de 69 euros.
O jornalistas brasileiro sindicalizado e em dia com seu Sindicato identifica-se também no exterior.
- Baixe e preencha o formulário para emissão da Carteira Internacional e entregue para um representante de seu sindicato: (clique aqui para baixar o formulário para emissão da carteira internacional).